Características do modernismo

Modernismo Brasileiro



 O marco inicial do Modernismo no Brasil é a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. O evento, como o nome diz, era previsto para durar uma semana, mas foi reduzida para três dias, devido a grandes confusões que ela ocasionou.

O evento ocorreu em São Paulo, no Teatro Municipal, com exposições de arte e recitais de atores e escritores.

Esse evento ocasionou grande tumulto entre as pessoas da sociedade, pois os artistas foram contra as ideias parnasianas, que tinham uma estética tradicional e métrica aprofundada.  Eles queriam romper com essa ideia, utilizando tom de ironia para criticar essa métrica e o tradicional.

Esse período literário trouxe a maior união entre diferentes segmentos artísticos, isto é, a união de artistas plásticos, poetas, escritores e autores em busca do mesmo objetivo.

O Modernismo Brasileiro é dividido em três fases, sendo elas:

A Primeira Fase

A primeira fase modernista ficou conhecida como fase heroica ou fase de destruição (1922 a 1930), no qual os artistas desejavam a ruptura com o tradicionalismo e com o passado, trazendo o que há mais de moderno e diferente.

Os artistas que se destacam e que eram conhecidos como grupo dos cinco são Tarsila do Amaral, Anita Malfate, Mário de AndradeOswald de Andrade e Menotti Del Picchia.

Eles foram os grandes percussores da Semana da Arte Moderna. Trouxeram para o Brasil influências das vanguardas europeias, empregando, na literatura, ideais europeias, mas de uma forma abrasileirada.

Nessa época, ocorriam os seguintes fatos no Brasil:

  • Fundação do Partido Comunista;
  • São Paulo tornava-se uma cidade cultural e econômica;
  • Período de grande crise econômica

Comentários

  1. Parabéns pelo Blog! Nota 9,0 - Na próxima atividade separem os tópicos por postagens!

    ResponderExcluir

Postar um comentário